Seminários
O andamento da pesquisa de dissertação ou tese de todos os alunos do PPGBBE é acompanhado com base em um relatório escrito e apresentação de um seminário de pesquisa. Estudantes de Mestrado apresentam um seminário semestralmente (Seminários I-III) e os de Doutorado apresentam após 6 meses (Seminário I), 18 meses (Seminário II) e 36 meses (Seminário III) do seu ingresso no PPGBBE. Esses Seminários são independentes do Exame de Qualificação de Doutorado, que deve ser apresentado entre 24 e 30 meses depois do ingresso no PPGBBE.
Os relatórios e apresentações dos alunos são avaliados por uma banca examinadora escolhida pela Comissão do PPGBBE. Essa banca é composta por três doutores de áreas relacionadas à Biodiversidade e Biologia Evolutiva, sendo pelo menos um interno ao PPGBBE.
Estudantes que tiverem duas apresentações seguidas qualificadas como insuficientes terão suas bolsas de estudo canceladas. Aqueles que apresentarem andamento excepcional em sua pesquisa de dissertação ou tese receberão menção honrosa.
Relatório Escrito
Os relatórios sobre o andamento do projeto de pesquisa deverão ser entregues até a última sexta-feira útil de março (Seminários do 1o semestre) e até a última sexta-feira útil de agosto (Seminários do 2o semestre) na secretaria do PPGBBE.
O relatório escrito deverá, obrigatoriamente, ter a assinatura do orientador e ser entregue em uma versão digital. Os relatórios deverão ser redigidos com fonte Times New Roman de tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm e margens 2,0 cm. No cabeçalho do relatório deverá constar: (1) Nome do aluno e do(s) orientador(es), (2) Nível do curso (mestrado ou doutorado), (3) Título da dissertação ou tese, (3) Número do seminário e (4) Ano e semestre de entrada no PPGBBE.
O relatório deverá conter: Título, Introdução, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Resultados e Discussão (quando pertinente), Bibliografia, Cronograma e Atividades Acadêmicas (publicações, congressos etc.). O relatório deverá ter no máximo 10 páginas, sendo que a capa e as atividades acadêmicas poderão estar em páginas adicionais.
Ver mais detalhes de formatação e conteúdo dos relatórios no Manual do Aluno.
Apresentações Orais
As sessões públicas de apresentacões de Seminários serão agendadas todos os Semestres, geralmente no Salão Azul (Bloco A, CCS). O cronograma de apresentações será divulgado a cada semestre.
As apresentações orais (preparadas em .ppt) terão no máximo 10 min (exceto 15 min nos Seminários III) e deverão seguir o mesmo formato do relatório escrito. Os relatórios serão avaliados previamente e as apresentações serão seguidas de arguição pela banca avaliadora. A presença do orientador é recomendada.
- 2025 - 1
Cronograma de Apresentações
Neste semestre o envio do relatório deve ser feito para Profa. Cassia Sakuragui <cmsakura12@gmail.com> sob o assunto: “RELATÓRIO SEMINÁRIOS BBE 2025-1 – NOME DO(A) ALUNO(A)” até 04/04/2025.
Terça (06/05/2025) Manhã
Aluno | Nível | Orientador | Seminário | Avaliadores | |
---|---|---|---|---|---|
9h-9h40 | |||||
9h40-10h20 | Daniel L. P. Guimarães | D | Seminário III | Daniela Takiya | |
10h20-11h | Gabriele H. N. Rodrigues | M | Seminário III | Ismar Carvalho | |
11h-11h40 | João Vitor C. Lourenço | M | Seminário III | João Oliveira | |
11h40-12h10 | Stéphanie S. Cardim | M | Seminário I | João Oliveira |
Terça (06/05/2025) Tarde
Aluno | Nível | Seminário | Orientador | Avaliadores | |
---|---|---|---|---|---|
13h30-14h10 | Ingrid R. M. Martins | D | Seminário III | Fabio Hepp | |
14h10-14h50 | Beatriz S. Brito | M | Seminário III | Fabio Hepp | |
14h50-15h30 | Maycon V. Rodrigues | M | Seminário III | Fabio Hepp | |
15h30-16h | Weidy R.Clemente | D | Seminário II | Wilson Costa | |
16h-16h30 | Lucas C. Gonçalves | D | Seminário II | José Mermudes |
Quarta (07/05/2025) Manhã
Aluno | Nível | Seminário | Orientador | Avaliadores | |
---|---|---|---|---|---|
9h-9h30 | Vinoth Shanmuganatham | D | Seminário II | Ana Junqueira | |
9h30-10h | Clara P. Pires | M | Seminário II | Arthur Weiss | |
10h-10h30 | Larissa Lacateli Galvão | M | Seminário II | Paulo Salomon | |
10h30-11h | Manoela Cotta de Abreu | M | Seminário II | Rodolfo Nascimento | |
11h-11h30 | Dhayana C. S. Oliveira | M | Seminário II | Karla Soares | |
11h30-12h | Luis Cesar B. da Silva | M | Seminário I | Karla Soares | |
12h-12h30 | Clara A. Guimarães | M | Seminário I | Roberto Novaes |
Quarta (07/05/2025) Tarde
Aluno | Nível | Seminário | Orientador | Avaliadores | |
---|---|---|---|---|---|
13h30-14h10 | Alana C. da Silva | M | Seminário III | William Tavares | |
14h10-14h40 | Bernardo F. Sartori | M | Seminário I | William Tavares | |
14h40-15h20 | Matheus V. Lopes | D | Seminário III | Michelle Klautau | |
15h20-15h50 | Sara Emilly C. Pereira | D | Seminário I | Michelle Klautau | |
15h50-16h20 | Palestra: "Experiência PDSE" por Matheus Lopes | ||||
16h20 | Avaliação da disciplina - Todos convidados |