Qualificação
Exame de Qualificação de Doutorado
O Exame de Qualificação (EQ) deverá ser apresentado dentro do prazo de 24 a, no máximo, 30 meses desde a entrada no doutorado. O EQ do BBE consiste na avaliação de um manuscrito referente à tese, antes de sua submissão à revista. Com tal processo, esperamos que a Banca, composta por três especialistas da área, aumente a qualidade e as chances de publicação do manuscrito nas principais revistas da área.
O manuscrito do EQ tem que ser referente à tese de doutorado. O aluno deverá ser o primeiro autor e o orientador deverá ser autor do artigo. É nossa expectativa que tal manuscrito não seja o artigo principal do doutorado, mas um manuscrito secundário, uma vez que conterá os resultados dos primeiros dois anos do doutorado. Lembre-se de checar a indexação e o tempo médio de revisão da revista antes da submissão. Caso antecipe uma longa revisão, a submissão deve ser feita com bastante antecedência. O manuscrito deve estar escrito em Inglês e formatado de acordo com as regras da revista escolhida, de forma a otimizar as sugestões da Banca. Sugerimos que o manuscrito passe por um revisor profissional de Inglês antes de ser encaminhado.
Para marcar a apresentação do EQ, o orientador deverá encaminhar por email <ppgbbeufrj@gmail.com> com antecedência mínima de 20 dias, o manuscrito com indicação da revista a ser submetido com sugestão de Banca e data acordada previamento usando o Formulário de Encaminhamento de banca de EQ. A Banca do EQ deverá ser composta por três doutores, sendo pelo menos um membro do corpo docente do PPGBBE e pelo menos um membro externo. Não é necessário indicar suplente, pois a defesa poderá ser reagendada, se necessário.
O artigo do EQ deverá ser parte integrante do projeto de Tese do aluno. Nos agradecimentos, uma frase deverá estar presente: This paper is part of the Ph.D. requirements of at the Biodiversity and Evolutionary Biology Graduate Program of the Federal University of Rio de Janeiro. Por se tratar da tese do aluno, o mesmo terá que ser o primeiro autor do artigo e o orientador deverá ser co-autor.
Na data marcada, o aluno deverá fazer uma apresentação oral de 30 minutos sobre o manuscrito de forma presencial, híbrida ou remota. Essa apresentação será seguida de arguição pela Banca Examinadora sobre o conteúdo do mesmo. A qualidade do manuscrito e a argumentação do candidato durante a discussão serão avaliadas pela Banca. A arguição é fechada ao público e a presença do orientador é obrigatória. No caso de reprovação, o doutorando terá até 3 meses para apresentar um novo EQ com as correções da Banca Examinadora.
