Inserção Social
O Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ criou o Museu da Geodiversidade, sob coordenação do Prof. Ismar Carvalho. O museu tem uma coleção com 20 mil exemplares de minerais e de fósseis, tipos petrológicos, mapas e objetos que relatam a história da geologia e também da biologia em nosso país. A exposição conecta o passado e o futuro, ocupa um espaço de aproximadamente 400 m2 e está aberta ao público desde 2008.
Esta rede, que recebe apoio da SEAP/MAPA/MCT (CT-AGRO) tem como objetivo a identificação molecular do pescado comercializado no Brasil, tanto para o uso interno como para o comércio exterior. Tal controle é necessário, por exemplo, para garantir o preço internacional do produto comercializado no exterior e evitar fraudes na venda de pescados. As espécies mais estudadas pela rede são: Micropogonias furnieri (corvina), Ocyurus chrysurus (Guaiuba), Xiphopenaeus kroyeri (camarão sete-barbas), Panulirus spp. (lagostas), Crassostrea spp. (ostras) e Mytella spp. (sururus).
Elaboração de kits diagnósticos para a identificação por PCR de espécies de camarão e ostras comercializadas em nosso país. O objetivo desse projeto é ajudar na implantação de pequenos cultivos ao longo da costa brasileira, atendendo a uma demanda social importante das populações caiçaras. As espécies mais estudadas pela rede são: Crassostrea spp. (ostras) e Mytella spp. (sururus).
A revista Evolução na Sala de Aula é publicada semestralmente desde junho de 2020. A revista foi particularmente pensada para professores de Ensino Médio, mas é dedicada aos professores de biologia de todos os níveis. Ela tem seções com dicas de sites, vídeos e livros gerais e específicos, definições básicas de conceitos importantes, curiosidades da biografia de personalidades importantes, e um texto inicial. Além disso, uma atenção especial será dada ao conteúdo de ciências de um modo geral, incluindo a geração de hipóteses, validação, reprodutibilidade, teorias, enfim, do método científico que é o que diferencia a ciência da pseudociência. Veja os volumes publicados AQUI
O Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com o projeto, espera-se conseguir usar a taxonomia a favor da conservação, transformando, desta forma, turistas e visitantes em naturalistas. Uma atividade anual é o evento “Ciência na Floresta”, que ocorre na Floresta da Tijuca e conta com exposições, oficinas e palestras abertas para a sociedade em geral.
Prof. Ricardo Moratelli coordena o Programa Ciência Cidadã do Campus Fiocruz Mata Atlântica. Este programa compreende projetos que envolvem a comunidade local e estudantes do ensino médio no monitoramento biótico e abiótico da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica e arredores e na gestão da biodiversidade. Espera-se que alguns desses projetos possam gerar tecnologias sociais de caráter local.
- Aluno de doutorado Roberto Leonan Morim Novaes: Coordenador do projeto de extensão Elaboração de Histórias como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de parasitologia (2018).
- Prof. Carlos Guerra: Colaborador do Programa Brasileiro de Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Projeto em andamento na base SIGPROJ. (2018-2023).
- Profa. Claudia Russo: Coordenadora do Programa Brasileiro de Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Projeto em andamento na base SIGPROJ. (2018-2023).
- Profa. Daniela Takiya: Colaboradora no projeto Guias da Conservação – de turistas a naturalistas. Projeto aprovado pelo edital Universal do CNPQ. (2014-2019)
- Profa. Michelle Klautau: Colaboradora do Programa Brasileiro de Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Projeto em andamento na base SIGPROJ. (2018-2023).
- Prof. José Ricardo Mermudes: Coordenador do projeto Guias da Conservação – de turistas a naturalistas. Projeto aprovado pelo edital Universal do CNPQ. (2014-2019)
- Prof. Paulo Paiva: coordena o projeto Ensino de ciências, uma interdisciplinaridade possível – integrando conceitos e desfragmentando o conhecimento pela prática em sala de aula. Projeto em andamento na base SIGPROJ. (2015-2019).
- Prof. Paulo Salomon: Colaborador do projeto Popularização da Microbiologia Marinha em Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Rio de Janeiro (2018)
- Prof. Paulo Salomon: Colaborador do projeto Qualidade das águas do Estado do Rio de Janeiro. (2018)
- Aluno de doutorado Fernando Salgado. Entrevista para UOL Ciência e Saúde. Especialista explica o que é, bicho com cara de gente (2017).
- Aluno de doutorado Leonardo Cotts. Paleontólogo convidado do canal do Youtube/Telecine “Dá um play” no dia do Paleontólogo (2018).
- Aluno de doutorado Leonardo Cotts. Organizador da página Facebook Ciências Naturais e Sociedade (2018).
- Aluno de doutorado Leonardo Cotts. Organizador da página Facebook Ciências Naturais e Sociedade (2017).
- Profa. Claudia Russo: Participação em debate na rede de televisão Boas Novas, programa Cabeça para Cima, tema: Reprodução (janeiro 2017).
- Profa. Claudia Russo: Participação em debate na rede de televisão Boas Novas, programa Cabeça para Cima, tema: Transexualidade (julho 2017).
- Profa. Michelle Klautau: Entrevista sobre a situação da ciência no Brasil para a Agência France Press (2018).
- Prof. Ricardo Moratelli: Entrevista para o Canal Saúde, em 2017, sobre a Lei da Biodiversidade.
- Prof. Ricardo Moratelli: Entrevista para o Jornal da Record (Rede Record), em 2017, sobre a primeira Estação Biológica do Rio de Janeiro;
- Prof. Ricardo Moratelli: Entrevista para o Bom Dia Rio (Rede Globo), Radio Sputnik e Rádio EBC Agência Brasil, em 2017, sobre o primeiro registro do mico-leão-dourado para o Rio de Janeiro após mais de um século considerado localmente extinto.
- Prof. Ricardo Moratelli: comentários na Nature (2017) sobre sua pesquisa.
- Aluno de doutorado Antonio João Malafaia Peixoto: participou da oficina Ciência, História e Cultura Tem Minhoca na Praia? E no Fundo do Mar? comemorativa dos 200 anos do Museu Nacional/UFRJ. (2018)
- Profa. Claudia Russo: colaboradora para o evento comemorativo dos 50 anos do Instituto de Biologia da UFRJ apresentando a palestra Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Elaboração de painéis para exposição. (2018)
- Profa. Claudia Russo: colaboradora para o evento comemorativo dos 50 anos do Instituto de Biologia da UFRJ apresentando a palestra Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. (2018)
- Profa. Michelle Klautau: colaboradora para o evento comemorativo dos 50 anos do Instituto de Biologia da UFRJ, participando da mesa redonda “O biólogo na universidade”. (2018)
Interfaces com a Educação Básica
Todos aqueles que trabalham com ciência devem ter em mente alguns desafios que se impõem nos tempos atuais: divulgar e popularizar a ciência, incentivar jovens a seguirem carreiras científicas e promover a aproximação entre o conhecimento e a sociedade. Para os profissionais ligados ao campo da Educação, seja em espaços formais ou não, instrumentalizar os educandos com ferramentas que permitam a eles conhecer, problematizar, intervir e dialogar de forma crítica no mundo onde estão inseridos apresenta-se como uma tarefa primordial. Nesse caso, instrumentalizar não significa apenas apresentar o conhecimento ao aluno, mas é muito mais do que isso, é construir uma consciência do saber fazer, ou seja, como o aprendizado se insere em sua vida. Seguem abaixo algumas atividades dos docentes do PPGBBE na Educação Básica.
Atuação na Educação Básica
- Prof. Antonio Solé-Cava ministrou palestra no CIEP Cesar Pernetta Que bacalhau é esse? Maio de 2017.
- Prof. Antonio Solé-Cava ministrou palestra na Escola Municipal Barão de Macahubas Por que conservar? Setembro de 2017.
- Prof. Antonio Solé-Cava ministrou palestra no Centro Educacional Oscar Pimenta Que bacalhau é esse? Agosto de 2017.
- Profa. Claudia Russo atua como docente conteudista no projeto de educação de jovens e adultos, projeto CEJA (Finalizado em 2017). O modelo também é de Ensino à Distância para suprir uma carência de cursos de educação básica de qualidade para essa faixa etária.
- Profa. Claudia Russo atuou como Membro do Comitê Acadêmico do Projeto Nacional do Livro Didático de 2018, revisora de coleções de Biologia para o Ensino Médio de Escolas Brasileiras.
- Profa. Daniela Takiya coordena empréstimo de acervo com uma coleção de gavetas entomológicas para demonstração da diversidade de insetos em eventos de extensão ou aulas em escolas por quaisquer professores da Educação Fundamental, Básica ou Superior.
- Profa. Daniela Takiya ministrou a palestra "A vida de um pesquisador taxonomista para o Ensino fundamental da Escola Municipal Acre" (2018). (três turmas diferentes)
- Profa. Daniela Takiya ministrou a palestra "Diversidade de Insetos para o Instituto Nacional de Educação de Surdos" (2018).
- Prof. José Ricardo Mermudes coordena empréstimo de acervo com uma coleção de gavetas entomológicas para demonstração da diversidade de insetos em eventos de extensão ou aulas em escolas por quaisquer professores da Educação Fundamental, Básica ou Superior.