Bolsas
Bolsas de Mestrado e Doutorado
O número de bolsas disponibilizadas pelo PPGBBE varia a cada seleção. Essas bolsas são concedidas por agências de fomento e, por isso, seu número depende da política brasileira e dos recursos financeiros dessas agências.
A concessão de bolsas aos alunos selecionados segue a ordem de aprovação. Desse modo, se há cinco bolsas disponíveis, por exemplo, apenas os cinco primeiros lugares receberão bolsa. Os demais colocados, se quiserem, poderão se inscrever no curso, no entanto, não terão direito à bolsa.
Às vezes, os orientadores têm bolsas provenientes de seus projetos de pesquisa, nesse caso, a concessão da bolsa dependerá apenas do orientador, desde que o aluno seja aprovado na seleção.
Alunos estrangeiros poderão concorrer às bolsas do PPGBBE a partir de sua classificação na seleção. Entretanto, a CAPES (doutorado) e o CNPq (mestrado) têm anualmente lançado editais que contemplam estudantes de pós-graduação estrangeiros com bolsas para cursarem programas de pós-graduação brasileiros.
O PPGBBE é qualificado para receber estudantes dos países selecionados, ou seja, países da América Latina e da África. Assim, estudantes de países desses locais são incentivados a encaminhar seus pedidos via PPGBBE.
O candidato deverá entrar em contato com o futuro orientador e discutir a temática e o cronograma de seu projeto de pesquisa. Para encaminhar a proposta, o estudante deverá encaminhar o projeto com o aval do orientador do PPGBBE. A documentação necessária está disponível nas páginas da CAPES e do CNPq. Os editais são lançados no segundo semestre, geralmente em agosto, para início do curso em março do ano seguinte.